Parque da Cidade recebe a 21ª Festa do Mineiro nos dias 13 e 14

A Orquestra Paulista de Viola Caipira se apresenta no palco da Festa do Mineiro sábado (13), às 20h. / Foto: Divulgação

Parque da Cidade recebe a 21ª Festa do Mineiro nos dias 13 e 14

05.05.2023
Contagem regressiva para a Festa do Mineiro! A tradicional festa, que já está na sua 21ª edição, vai acontecer nos próximos dias 13 e 14 de maio, no Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade, zona norte, reduto mineiro de São José dos Campos. Serão dois dias de shows musicais, barracas de artesanatos, brincadeiras para a criançada e muita comida típica. Confira programação completa abaixo.

A festa começa às 9h do sábado (13), com a Abertura Oficial da Porteira, seguida pela celebração da missa, que está marcada para 10h, no Pavilhão, e distribuição gratuita de café com leite e biscoito de polvilho. Depois disso, é momento diversão e reencontros -- uma oportunidade para colocar a prosa em dia com os amigos e desfrutar da boa culinária.

O evento, que tem entrada gratuita, conta com 30 estandes de comida, 50 de artesanato e 7 atrações musicais no palco principal. A novidade deste ano está por conta do Rancho do Tropeiro, onde tropeiros dos estados de Minas Gerais e São Paulo vão expor as "tralhas”, ressaltando ainda mais a cultura mineira.

A 21ª Festa do Mineiro é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem o patrocínio da Oscar Calçados e da NipBR.

A Tradição
Desde 2010, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, anualmente, a Festa do Mineiro, em comemoração ao Dia Municipal do Migrante Mineiro, celebrado em 21 de abril. A festa propõe valorizar a arte e promover a cultura mineira enraizada na cidade, em especial no bairro Santana e adjacências. O evento, que começa com a abertura da porteira ao toque do berrante, atrai milhares de pessoas com suas barracas de comidas e artesanatos típicos, café com biscoito, missa sertaneja, roda de viola e música de raiz.
A Festa do Mineiro é conhecida por saudar os mineiros, que vivem em São José dos Campos, e valorizar sua rica cultura – um bom programa familiar.

Dia 13 de Maio (Sábado)
9h – Abertura Oficial da Porteira
10h – Missa
11h –  Moçambique da Vila do Tesouro (Pavilhão)